top of page
graf2.png
Design sem nome - 2025-12-17T150729.344.png

Coordenação Geral do ENCRUZA: Prof.(a) Dyane Brito

graf2.png
graf2.png

Equipe

Professora Associada IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2024-2028). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios(POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação(UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e possui Graduação também em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998). É Vice Líder do Observatório de Política Social e Serviço Social (OPSS - UFRB) e Membro Pesquisadora do Programa A Cor da Bahia (UFBA). Integra o projeto Who Cares? Rebuilding Care in a Post Pandemic World, que envolve uma articulação entre Brasil, Canadá, Colômbia, França, Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil o Projeto está sediado no Cebrap/SP. Entre as suas produções mais recentes destaca-se a Avaliação das Políticas Afirmativas no Ensino Superior no Brasil e os 10 anos da Lei de Cotas (Lei 12.711).

Design sem nome - 2025-12-17T162243.286.png

Jussara Maia é jornalista e professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB, em Cachoeira-São Félix, e atuou na coordenação da Meta 5 do Encruza 1. Coordena o Comum – Grupo de pesquisa e extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural.

Coordenação Meta 5: Prof.(a) Jussara Maia

graf2.png
Design sem nome - 2025-12-17T145325.724.png

Alessandro Prates

Canceriano, detalhista, vegetariano, gay, negro e pai de três felinas com personalidades bem diferentes.

O que eu sou mesmo? Um viajante. Sempre de “mochila nas costas”, sou apaixonado por experimentar coisas diferentes, conhecer novas pessoas e olhar além do que está à minha frente. O design me trouxe e continua trazendo esse “ver mais adiante”, observar os entres, os ditos e os não ditos.

Fiz minha graduação em Desenho Industrial na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e me especializei em Marketing e Publicidade Digital na Faculdade 2 de Julho, fiz também uma Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira pelo INE e mestrado no PPGCOM da UFRB.

A comunicação me fez exercitar diariamente a minha capacidade de escuta. Há que se escutar o que o outro diz, escutar as entrelinhas, o gesto, a ação, para compreender suas necessidades e emoções. Escutar é uma atitude saudável, solidária, enriquecedora e cheia de empatia. Somente quando escuto genuinamente o outro, sou capaz de compreender o mundo dele e a sua perspectiva.

graf2.png
Design sem nome - 2025-12-17T145305.749.png

Bárbara Lima

graf2.png

Bárbara Lima é realizadora audiovisual, pesquisadora, fotografa e comunicadora. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCOM UFRB). Em 2023 realizou a direção, produção e roteiro do documentário “Caminhos Abertos”, em 2024 fez direção de produção e roteiro do documentário “Caminhos da Capoeira”, e realizou a direção de fotografia do curta-metragem de ficção “Ibejis” e do documentário “Casa Forte, Terra forte”.

Design sem nome (100).png

Danilo Valverde

graf2.png

Danilo Valverde é jornalista formado pela UFRB, nascido em Salvador e vivendo em Cachoeira, no recôncavo baiano. Atualmente, atua como técnico administrativo na UFRB.

Design sem nome - 2025-12-17T145315.862.png

Felipe Moreira

graf2.png

Mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFRB). Jornalista, formado pela UFRB. Trabalhou no Jornal A Tarde como repórter e redator. Autor do Livro Reportagem "Vozes das Estações: a narração radiofonica de futebol em Cachoeira e São Félix/BA". Experiência em rádio como narrador, repórter e comentarista esportivo, assim como âncora de programas jornalísticos e musicais. Tem experiência com criação e edição de peças publicitárias radiofônicas, podcasts, e também com cobertura de eventos como Festa de Iemanjá, São João e outros. Participou do projeto “Cultura Viva”, do Governo do Estado da Bahia para produzir programas de rádio sobre o Recôncavo Baiano. Faz parte da equipe do Projeto “Encruza”, do Ministério da Igualdade Racial em parceria com a UFRB.

Design sem nome (98).png

Vinícius Castro

graf2.png

Vinícius Castro é fotógrafo, realizador audiovisual e professor com mais de uma década de experiência na criação de narrativas visuais voltadas à cultura e à memória. É formado em Artes Visuais (2017) e Publicidade e Propaganda (2022) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também cursa graduação em Cinema e Audiovisual (2025). Atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado em Comunicação, investigando as representações do corpo negro em acervos fotográficos.

Seu trabalho reúne documentário, direção de fotografia e projetos institucionais para museus e organizações culturais, com ênfase em estéticas negras, resistência cultural e formação audiovisual. Recebeu o prêmio de Melhor Direção de Fotografia pela Mostra Competitiva Bahia no Festival Cinevirada, com o curta-metragem ENCRUZA - 2025, e teve obras selecionadas em diversos festivais pelo Brasil. Atua também como ministrante de oficinas e mediador entre comunidades e instituições em projetos de registro, preservação e curadoria de acervos visuais.

bottom of page